sexta-feira, 27 de abril de 2012

Afinal,Sexo Oral pode transmitir DST?

Se o beijo pode ser uma via de transmissão de doenças, o sexo oral (*), por envolver contatos mais íntimos entre os envolvidos, aumenta a probabilidade de contaminação.
Hoje o sexo oral é cada vez mais comum entre parceiros sexuais e estudos recentes sugerem que ele frequentemente ocorre antes de um indivíduo ter a primeira experiência de sexo com penetração. No Reino Unido, por exemplo, houve um aumento da porcentagem de pessoas que afirmaram praticar o sexo oral: em 1990, 70% dos homens e 65% das mulheres relataram sexo oral no último ano, já em 2000, essa proporção subiu para 78% e 77% respectivamente. A explicação talvez seja a de que o sexo oral é visto como um mal menor para cada um dos valores e crenças e oferece, portanto, uma alternativa ao sexo com penetração.
Entretanto, por trás da aparente segurança podem se esconder os vilões. Segundo uma pesquisa publicada em 2002 na revista JADA (The Journal of the American Dental Association), cerca de 90% dos pacientes analisados que contraíram lesões orais de uma doença sexualmente transmissível não apresentaram sinais evidentes de contágio. Os outros 10% exibiam sintomas como inflamação ou edema na gengiva e hemorragia características de outra doença, a dolorosa gengivite necrosante ulcerativa, que apresenta um odor desagradável. Além disso, apesar do risco da contaminação pelo HIV (AIDS) ser extremamente raro através do sexo oral, especialistas acreditam que ser portador de uma doença sexualmente transmissível eleva as chances de a pessoa ser infectada com o HIV.
Então, como reduzir os riscos de contaminação?
  • Mantenha sua boca saudável.
  • Evite sexo oral se tiver sangramento gengival ou abrir cortes ou feridas na boca ou ao redor.
  • Não escove os dentes antes de realizar sexo oral, pois a escovação pode causar sangramento.
  • Evite que seu parceiro ejacule na boca.
  • O uso de preservativo pode reduzir bastante os riscos.

(*) Sexo oral é um termo amplo que inclui Fellatio (contato oral com o pênis), Cunnilingus (contato oral com a vagina), e Anilingus (contato oral com o ânus).


Fonte: http://www.lesoesbucais.com.br/ler_artigo.asp?codigo=62&cat=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário